Uma Empresa Diferente

EBS Le Relais Portugal

A Le Relais está organizada sob o estatuto de SCOP (Sociedade Cooperativa e Participativa)é uma empresa diferente, em que cada trabalhador corresponde a uma voz, participação adquirida por cada cada trabalhador em proporção do tempo de trabalho e não do salário (então todos partilham o mesmo interesse). Existe um limite salarial em que os salários mais elevados não ultrapassam 3 vezes o salário mínimo nacional. Cada cêntimo gerado é reinvestido com a finalidade de lutar contra a exclusão.

Membro da Emmaüs França e operador convencionado pela ECO-TLC (L’éco-organisme du textile – du linge – de la chaussure) defende os valores da solidariedade e da generosidade defendidas pelo Abbé Pierre (fundador da Emmaüs).
A Le Relais resulta da aventura de um grupo de homens, no seio da comunidade Emmaüs, em França. Era necessário encontrar na altura, como ainda é hoje, uma solução face ao número crescente de jovens em situação precária que solicitava a ajuda da comunidade.

A Le Relais nasce em 1984, com a ambição de encontrar para estes jovens uma porta de entrada para a vida activa por isso ser uma empresa diferente. Permitindo a contratação de mão-de-obra numerosa, a actividade de recolha/valorização têxtil foi rapidamente privilegiada e conheceu um rápido desenvolvimento. 30 anos depois, a Le Relais tornou-se a líder deste sector, com mais de 2200 empregos criados, um emprego por semana desde 1984.